A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um distúrbio comum que ocorre quando há uma obstrução parcial ou total das vias respiratórias durante o sono. Isso faz com que a pessoa pare de respirar por breves períodos (apneias) durante o sono, o que pode durar de alguns segundos a minutos. Essas interrupções respiratórias podem ocorrer várias vezes ao longo da noite, prejudicando a qualidade do sono e a saúde.
Além da apneia obstrutiva, outro tipo de apneia do sono é a apneia central do sono, que ocorre quando o cérebro falha em enviar sinais adequados para os músculos responsáveis pela respiração. Diferente da apneia obstrutiva, a apneia central não envolve bloqueios físicos das vias aéreas, mas sim uma falha na regulação do ritmo respiratório pelo sistema nervoso central. Esse distúrbio pode resultar em pausas respiratórias que variam de alguns segundos a minutos, afetando também a qualidade do sono e o bem-estar do indivíduo.
A apneia obstrutiva do sono ocorre principalmente devido ao relaxamento excessivo dos músculos da garganta durante o sono, o que leva ao estreitamento ou colapso das vias aéreas. Como resultado, o fluxo de ar é bloqueado, e a respiração é interrompida.
É um teste que mede o grau de sonolência diurna excessiva.
Consiste em um questionário com 8 questões, que tem como avaliação a probabilidade de adormecer em diferentes situações cotidianas.
É um teste simples e eficaz que identifica os pacientes com maior probabilidade em ter apneia obstrutiva do sono.
São nove questões divididas em três categoria!
Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.